PIS/PASEP EM DOBRO?
PIS/PASEP EM DOBRO?

 

Depois de um tempinho sem escrever aqui pra vocês, meus queridos e queridas, estou de volta para dar uma ótima notícia! Bom, eu tenho varias novidades acontecendo na minha vida, e o motivo da minha ausência aqui no nosso blog é que eu estava muito absorvida nos afazeres de um evento épico, acontecido há poucos dias: o meu casamento. Foi lindo, gente! Estamos muito felizes e eu não poderia deixar de compartilhar isso com vocês. Afinal, seguimos juntos numa jornada onde a sua felicidade e a realização dos seus sonhos é também a minha. E vice-versa!

Mas vamos às boas noticias que mais interessam: hoje vamos falar sobre a possibilidade de um pagamento do PIS/ PASEP em dobro , no ano que vem.

O PIS/PASEP DE 2021

Desde julho deste ano, o benefício PIS/PASEP ou abono salarial, como é conhecido, é ansiosamente aguardado, mas o CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador ) decidiu adiar o pagamento para 2022, por causa dos impactos causados na economia do país pela Pandemia de Covid-19. Isso não foi bom para ninguém, obviamente.

O calendário de pagamento do PIS/PASEP funciona normalmente assim: no mês de julho do ano seguinte ao ano trabalhado, o trabalhador recebe o seu abono referente ao ano que se passou. Esse calendário termina em junho do outro ano, respeitando a data de nascimento de cada contribuinte. Por determinação da   Resolução 891/2021, que diz em seu artigo 3º paragrafo 2º que “os valores do Abono Salarial serão pagos de janeiro a dezembro de cada exercício, aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores, no ano anterior, temos então, uma mudança no calendário de pagamento. Entenda, abaixo, porque isso é bom e como irá acontecer.

A BOA NOTÍCIA

A boa notícia é que o calendário de pagamento deste benefício será adiantado e iniciará em janeiro de 2022, sendo pago no mês de aniversário do beneficiário. Sendo assim, quem nasce em janeiro, já receberá seu abono salarial no mês de janeiro de 2022! Mas o melhor dessa notícia é o seguinte: como abono salarial que se refere ao ano de 2020 não foi pago em 2021, pode acontecer que, no pagamento de 2022, o trabalhador receba o valor do beneficio PIS/ PASEP em dobro em dobro.  É que, pelas regras vigentes, o benefício se refere ao ano imediatamente anterior ao ano no qual está sendo realizado o pagamento e, neste caso, o trabalhador teria o valor de dois abonos a receber: o de 2020 e o de 2021.

É bom lembrar que essa possibilidade ainda está  indefinida pelo governo, pois, até o presente  momento,  o que temos de confirmado é o pagamento do abono salarial 2020. Mas a regra de pagamentos não foi alterada, então, existe esta possibilidade.

O VALOR DO BENEFÍCIO

O valor do abono salarial é de um salário mínimo, dependendo de quantos meses foram trabalhados no ano, ou seja, quem trabalha o ano (quem trabalha um mês recebe 1/12 de um salário, quem trabalha dois meses recebe 2/12 de um salário e assim por diante).

Desta maneira, o trabalhador  teria acesso, caso se confirme essa possibilidade,  a dois salários mínimos, caso tiver exercido suas atividades durante os anos de 2020 e 2021 de maneira completa, conforme o esquema que apresentei acima, ou seja,  muitos trabalhadores poderão receber uma boa quantia de PIS/Pasep no próximo ano!

ESTAMOS COM VOCÊ!

Gostou das boas notícias? Nós da Contabilidade Clara temos o compromisso de manter você bem informado, bem informada e adoramos a oportunidade de dividir alegrias e novidades que significam tanto para  nossas vidas com vocês. E lembre-se, estamos de portas abertas para te receber em nossos espaços, físico e digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *