MEI ou Simples NacionalFazer escolhas é o que nos define como seres humanos, acredito. Mesmo quando estamos diante de escolhas simples, como aquela clássica do sabor do sorvete, ou aquela outra sobre qual filme vamos assistir, além de outras coisas triviais da nossa vida. E tem aquelas escolhas que são mais graves, que precisam de mais cuidado, como por exemplo, o estilo de vida que a gente vai querer levar, a pessoa que vamos escolher para nos acompanhar em nossas lutas e em nossas vitórias, e mais um monte de coisas desse tipo. Mas e aí: MEI ou Simples Nacional?

Eu gosto sempre de comparar os processos de crescimento das empresas com os processos de crescimento das pessoas, eu penso que isso me ajuda a humanizar o meu trabalho. E esse é o maior diferencial que uma contabilidade pode oferecer, porque é muito fácil a gente, ao lidar com números, esquecer que toda instituição humana (escolas, bancos, associações e… a sua empresa, claro!), todas elas são humanas, em primeiro lugar, ou seja, são o sonho de alguém, alguém com endereço e história. Valorizar isso é muito importante na hora de ajudar um empreendedor a escolher entre as muitas opções que o sistema tributário do nosso país oferece para regularização.

Hoje a gente vai falar de uma escolha que pode deixar muitas pessoas confusas: decidir entre MEI ou Simples Nacional. Mas, calma! – estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre esta escolha, de maneira objetiva, simples e clara. Vamos lá!?

O que é MEI, o que é ME (Simples Nacional)

Como eu disse pra você no meu artigo anterior, o MEI e o ME são dois modelos de empresa diferentes, ideais para empresas de pequeno porte. Como na maioria das vezes o ME faz a opção pelo Simples Nacional como forma de tributação, as pessoas costumam substituir os conceitos na hora de consultar um contador ou contadora e fazem a pergunta da seguinte maneira: o que compensa mais para mim, ser MEI ou Simples Nacional? Na verdade deveríamos fazer a pergunta de uma maneira que pode clarear mais a nossa questão: MEI ou ME?

As diferenças entre um e outro são as seguintes:

1- quanto a sua empresa poderá faturar por ano;

2- quantos associados ou funcionários ela poderá ter;

3- a atividade que a sua empresa poderá exercer e, finalmente, .

4- como será a contabilidade da sua empresa e como ela pagará os impostos.

Se a sua empresa fatura até R$ 81 mil/ano por ano, você deve escolher pelo MEI, pois isso pode proporcionar mais segurança quando o assunto é investimento e riscos: quem inicia a caminhada, geralmente, não conhece o caminho ainda, então, a segurança neste momento é um valor que pode e deve ser colocado em evidência.

O MEI tem apenas a opção pelo Simples Nacional como sistema tributário, mas traz a vantagem de juntar todos os tributos que a sua empresa deve pagar em apenas um documento, a DAS, e isso simplifica bastante a vida do empreendedor. Mas não esqueçamos que o MEI tem suas limitações: você pode ter apenas um funcionário e não poderá ter sócios.

Além disso, não poderíamos deixar de falar que, como MEI, a sua empresa terá algumas limitações nas atividades que pode exercer. É fácil verificar a lista de atividades possíveis para um MEI, no link https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas.

Para saber todos os outros detalhes sobre O que é MEI e como ele funciona? , é só visitar nosso artigo, caso você ainda não o tenha lido. “Porque você não passa lá?

Quando optar pela ME

 Ocorre que, se por acaso você já consegue vislumbrar que sua receita será maior que esse valor em um curto espaço de tempo, ou seja, se você já conta com um crescimento rápido ou se já dará início à sua empresa com contratos e demandas, pode ser mais interessante para você abrir um pouco mais as asas e já seguir direto para a ME, já que dentro de pouco tempo você seus rendimentos irão superar o limite estabelecido para a outra categoria e terá a necessidade de fazer a transição, que pode ser mais demorada do que parece, pelo simples fato de os órgãos fiscais não funcionarem de maneira integrada. Vai dar trabalho, mas se você quiser e precisar, sempre estarei aqui pra te auxiliar!

Caso esteja nos seus planos esse crescimento, ter mais funcionários ou sócios e faturar mais, a opção correta para você é o ME, sem dúvida. Aquela confusãozinha que eu falei agora a pouco, a de confundir ME com Simples Nacional, acontece porque a ME tem como optar por outros sistemas de tributação além do Simples Nacional, mas, na maioria das vezes, esta forma acaba sendo uma opção mais …simples (risos), na falta de outra palavra.

A ME (Microempresa), é ideal para empresas que têm o faturamento até R$ 360 mil ao ano. Neste caso, a empresa já pode ter sócios e mais de um empregado registrado, (19 funcionários, se a atividade for relacionada à indústria, e 9 funcionários, se for relacionada a comércio e serviços), além de poder realizar várias atividades que que não poderiam ser realizadas como MEI. Aqui está uma importante diferença.

Para conhecer as atividades e fazer uma comparação, com a finalidade de ajudar você a decidir qual “roupa serve mais” para sua empresa, você pode entrar no link que citamos acima: se a sua atividade não estiver na lista, sua empresa deverá ser enquadrada como microempresa (ME), ou, se preferir, pode contar com nossos serviços de consultoria on-line!

A ME tem algumas opções de sistema tributário para realizar o pagamento dos impostos devidos aos órgãos fiscais: ela pode escolher entre o Simples Nacional, o Lucro Presumido e também, o Lucro Real. A escolha deve ser baseada no que for mais vantajoso para os negócios, e no caso de a empresa optar pelo Simples Nacional, os impostos podem variar de acordo com a atividade que ela exerce. Posso ajudar com esta escolha também, realizando simulações e calculando pra você os tributos, de acordo com as características do seu negócio.

Acredito que ao final deste artigo você já tenha as informações básicas para fazer a sua escolha. E caso você precise de uma mãozinha nisso, é só procurar a gente! Aqui, temos a satisfação de apertar a sua mão e dizer, com muito prazer, somos a Contabilidade Clara. Entre, e sinta-se bem: você está em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *